Arte
Print

Medium

Fundo
Almada Negreiros e Sarah Affonso
Cota
ANSA-C-141
Imagem
ANSA-C-141
PDF
Autor
Negreiros, José de Almada

Identificação

Titulo
A RELAÇÃO NOVE-DEZ OU AS FIGURAS REGULARES
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

Caderno coerente, embora aparentemente inacabado, com o seguinte índice:

I

  1. Pretexto para o relato: Módulor (Le Corbusier)
  2. Conhecimento: imanência - número perfeito - arte - ciência

II Número Perfeito: Década e Téleon

  1. Imanência e perfeitção
  2. Década e Téleon. A relação nove-dez
  3. Antigrafia
  4. Tetrakis

 

O caderno consiste num texto com poucas ilustrações, coerente com o índice.

Em II há um esquema visual de relação entre conceitos (Número, Mito, Logos, Conhecimento, etc.), mas com pouco texto (inacabado?). 

O início do texto, dedicado a uma análise da proposta de Le Corbusier para o “lugar do ângulo recto” é muito semelhante ao texto de ANSA-L-261 (embora este seja um pouco mais desenvolvido) e serve para introduzir o tema da relação entre arte e ciência, com a primeira a preceder a segunda (como em ANSA-L-261)

A data inscrita é coerente com a relação entre “Realação 9/10” e as figuras (ou muitas vezes poliedros) regulares

Notas de edição

Assinado “J. de Almada Negreiros”

Classificação

Categoria
Arte, Geometria
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Livro constituído por 24 folhas lisas dobradas ao meio (sem agrafes ou semelhante), inscrito a grafite e esferográfica azul.
Dimensões
17,5 x 13 cm
Legendas

Dados de produção

Data
1951
Notas à data
Data inscrita (1926-1951), indicando que o caderno pode também ser posterior.
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Informação Protegida
Estado de conservação
Bom
Entidade detentora
Colecção Particular
Historial

Palavras chave

Locais
Delfos
Palavras chave
Nomes relacionados
Le Corbusier
Aristóteles
Platão
Píndaro
Zeus
Caim
Abel
Homero

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Exposições
Itens relacionados
ANSA-L-261
Bloco de notas