Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1713
ANSA-A-1713
Negreiros, José de Almada
Identificação
Teatro da campanha
Teatro da campanha

Figura de Arlequim segurando as máscaras da tragédia e comédia.

Esboço para capa de “Teatro de Campanha, série 0 nº 3”, com assinatura de 1955 (ver catálogo “Almada Negreiros, FCG, 1984, capítulo “o homem de teatro”, texto de Vítor Pavão dos Santos). 

 

"Teatro de Campanha” é uma edição da Campanha Nacional de Educação de Adultos. Este número inclui as peças: A Fonte (António Botelho), A sombra e a luz ( Rui Vieira Miller Simões), Sinal de Deus (Francisco Ventura) e O Aldrabão (Fernando Amado). Capa e ilustrações de Almada Negreiros.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4576
Classificação
Arte
Dados Físicos
Grafite, tinta da china e gouache sobre papel
27 x 21 cm
Dados de produção
Sem data
Provavelmente da década de 50 - por relação com desenhos materialmente semelhantes.
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
ANSA-A-1711
ANSA-A-1712