Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1449
ANSA-A-1449
Negreiros, José de Almada
Identificação
Estudo para os frescos da Gare Marítima de Alcântara (Anjo)
Estudo para os frescos da Gare Marítima de Alcântara (Anjo)

Estudo de pormenor para o painel central do tríptico "Nau Catrineta" da Gare Marítima de Alcântara. Um anjo dando um passo para a direita, com cabelo grande e segurando no ombro uma grande espada.

A Gare Marítima de Alcântara foi projectada por Porfírio Pardal Monteiro em 1942 e construída entre esse ano e 1945. Almada terá terminado os frescos em finais do ano anterior.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4437
Classificação
Arte
Desenho
Dados Físicos
Grafite sobre papel.
70 x 50 cm
Dados de produção
c. 1943
Atribuída. Estudos preparatórios foram realizados nesse ano.
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável, com marcas de lepisma
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa
Negreiros, José de Almada
Monteiro, Porfírio Pardal
Documentação Associada
A.M. Pascoal,  A Cidade do Saber. Estudo do Património Artístico Integrado nos Edifícios Projectados pelo Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro para a Cidade Universitária de Lisboa (1934-1961).
Desenho muito sumido