Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1288
ANSA-A-1288
Negreiros, José de Almada
Identificação
Sem título
Maquete da parede da Capela do Fundador

Almada Negreiros realizou várias maquetes em madeira mostrando a disposição pretendida das pinturas do retábulo na parede da Capela do Fundador. Alguns destes trabalhos revelam um cuidado que atesta a sua dedicação ao tema: neste caso o autor dourou os materiais usados na construção da maquete.

Fotografia de António Coelho

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3653
Classificação
Arte
Arte, Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Madeiras e contraplacado com acabamento dourado
135 x 67 cm
Dados de produção
c. 1960
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Coleção Particular
Depósito com número de inventário MB_AN_19 no Centro Cultural de Belém
Palavras chave
Documentação Associada
"Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha, Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado" Mosteiro da Batalha / Documenta, 2021.
"Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha, Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado" patente na capela do Fundador do Mosteiro da Batalha (dezembro de 2020 a dezembro de 2021), com curadoria de Simão Palmeirim.
ANSA-A-1286
Depósito com número de inventário MB_AN_19 no Centro Cultural de Belém