Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1287
ANSA-A-1287
Negreiros, José de Almada
Identificação
Sem título
Plano para maquete

Este desenho em planta e alçado de elementos arquitectónicos da Capela do Fundador terá, provavelmente, servido para a elaboração da maquete de canto (ANSA-A-1279). Tanto na maquete, como neste desenho, além da parede com as pinturas que contempla no seu retábulo imaginado, Almada mostra-nos a parede que lhe é adjacente, com uma janela. Estes trabalhos demonstram uma ideia que o autor defendeu: que a luz representada na maioria das pinturas corresponderia à luz natural que entra pela janela.

Fotografia de António Coelho

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3652
Classificação
Arte
Arte, Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Lapiseira e aguadas sobre colado em tela
150 x 150 cm
Dados de produção
c. 1960
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável, papel com manchas
Coleção Particular
Depósito com número de inventário MB_AN_18 no Centro Cultural de Belém
Palavras chave
Documentação Associada
"Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha, Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado" Mosteiro da Batalha / Documenta, 2021.
"Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha, Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado" patente na capela do Fundador do Mosteiro da Batalha (dezembro de 2020 a dezembro de 2021), com curadoria de Simão Palmeirim.
Depósito com número de inventário MB_AN_18 no Centro Cultural de Belém