Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1280
ANSA-A-1280
Negreiros, José de Almada
Identificação
Sem título
Maquete em três partes

Almada Negreiros realizou várias maquetes em madeira mostrando a disposição pretendida das pinturas do retábulo na parede da Capela do Fundador. Sendo trabalhos de grande dimensão, é de notar o cuidado com que os detalhes são reproduzidos, nomeadamente elementos arquitetónicos que são imaginados pelo próprio autor para completar a armação retabular que define.

Montagem a partir de fotografias de António Coelho

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3644
Classificação
Arte
Arte, Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Madeiras, cortiça e papel
280 x 134 cm
Dados de produção
c. 1960
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável
Coleção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
"Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha, Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado" Mosteiro da Batalha / Documenta, 2021.
"Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha, Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado" patente na capela do Fundador do Mosteiro da Batalha (dezembro de 2020 a dezembro de 2021), com curadoria de Simão Palmeirim.