Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1161
ANSA-A-1161
Almada Negreiros
Identificação
Estudo geométrico para a reconstituição retabular dos quinze painéis
Estudo geométrico para a reconstituição retabular dos quinze painéis

Estudo geométrico para a reconstituição retabular dos quinze painéis

Estudo que põe em evidência as medidas e os títulos das obras.

É de notar que ainda estão nomeados Sto André e S. Sebastião a tábua e fragmento de tábua que mais tarde virão a chamar-se (ambas) S. Vicente.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2946
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Lápis, lápis de cor vermelho e caneta de tinta preta sobre papel.

65 x 50 cm
Dados de produção
c. 1950
Datado em função dos títulos “fornecidos pelo MNAA” Sto André e S. Sebastião, sendo que a partir de 1950 S. Sebastião já é intitulado S. Vicente, mas considerando que a reconstituição retabular já inclui 15 painéis é pouco provável que seja anterior a 50.
Há aqui uma aparente idiossincrasia na produção deste desenho, que não permite compreender inteiramente a sua datação.
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Museu Nacional de Arte Antiga
S. Teutónio, S. Pedro, S. Paulo, Sto Franciscano, Sto André, S. Sebastião
Documentação Associada
ANSA-A-1161 a ANSA-A-1164