Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1104
ANSA-A-1104
Almada Negreiros
Identificação
Cinegeometria da compleixão painel-moldura “Ecce Homo”

Página de uma espécie de caderno de folhas de grandes dimensões, que começa com texto e se desenvolve de seguida em desenhos geométricos. 

Estudo das proporções da pintura Ecce Homo, com particular incidência em todas as diagonais da tábua, moldura, "entablamento", etc.

As cerca de cem folhas, do mesmo papel e dimensões (ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142) têm todas uma quadrícula a lápis, feita à mão, que lhes confere coerência formal. Isto não quer dizer que sejam uma só obra, completa; parecem ser várias sequências distintas de experimentação geométrica, com algum texto.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2618
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Lápis e caneta de tinta preta sobre papel

61 x 43 cm
Dados de produção
1950-1960
Conjunto provavelmente realizado na década de cinquenta tendo em conta os conteúdos geométricos.
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Documentação Associada
ANSA-A-1041 a ANSA-A-1142