Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-248
ANSA-C-248
Almada Negreiros
Identificação
Cinegeometria
Cinegeometria
Retrato de D. João I

Dois textos distintos, com respectivos títulos, embora sobre o mesmo tema. O primeiro “cinegeometria”, é dedicado à importância da cor e dos repintes para uma compreensão do retrato de D. João I, no MNAA. O segundo, intitulado “Retrato de D. João I” dedicado à questão dos repintes e da relação desta pintura com as outras na mesma sala do MNAA, à época. O segundo texto é particularmente relevante na afirmação de todas as pinturas do conjunto retabular como murais, para ver ao longe, e não de cavalete.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2443
Classificação
Arte, Espólio Documental
Dados Físicos
Duas folhas de papel quadriculado inscritas a esferográfica azul e caneta de tinta preta.
22 x 15,5 cm
Dados de produção
c. 1962
c. 1962 (dado o tema: Almada só começa a dedicar-se ao retrato de D. João por volta desta época)
Português
Dados de conservação
Palavras chave
MNAA; Áustria
Gil Vicente; Camões; D. João I; S. Teutónio; S. Pedro; S. Paulo; S.to António.
Documentação Associada