Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-231
ANSA-C-231
Almada Negreiros
Identificação
Chamam a isto polémica!?
Convite do Secretariado Nacional da Informação

Convite do Secretariado Nacional da Informação para exposição das artistas Ana Maria Cano e Josefina Catellanos, de Novembro 1963. Do outro lado Almada esboça um texto a propósito da polémica questão dos painéis:

 

CHAMAM A ISTO POLÉMICA!?

 

Os paineis do “Diário Popular”

S.Excª o Lepidópetro por excelência.

Triste espetáculo em quatro actos e um personagem: o Director do jornal.

Acaba de entrar em Portugal o Gigantismo.

Devia resposta ou perdão a Álvaro Ribeiro, e decidi resposta.

O pintor Varela Aldemira também é Professor da Escola Superior de Belas-Artes em Lisboa.

Também tu, oh “Revista Musical e de todas as artes”?

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2426
Classificação
Arte, Espólio Documental
Dados Físicos
Convite de cartão, com inscrições no verso a esferográfica preta.
17,5 x 12 cm
Dados de produção
1963
Inscrita (novembro 1963)
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Portugal
Convite; Polémica
Varela Aldemira; Lisboa; Ana Maria Cano; Josefina Catellanos; Álvaro Ribeiro
Documentação Associada