Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
MB_AN_130
MB_AN_130
Negreiros, José de Almada
Identificação
Estudo para a decoração da fachada da Faculdade de Letras: «Auto da Lusitânia», «Santo António de Lisboa» e «D. Quixote de la Mancha»
Estudo para a decoração da fachada da Faculdade de Letras: «Auto da Lusitânia», «Santo António de Lisboa» e «D. Quixote de la Mancha»

Estudo para as gravuras da Cidade Universitária - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: «Auto da Lusitânia» (Gil Vicente), em cima, «Santo António de Lisboa», em baixo, e «D. Quixote de la Mancha» (Miguel de Cervantes), à direita.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/1569
Classificação
Arte
Desenho
Dados Físicos
Estudo a esferográfica verde e cor-de-rosa sobre papel vegetal.
74,5 x 59 cm
Dados de produção
1957-1961
Data atribuída de acordo com o período dos trabalhos de decoração para a Cidade Universitária.
Dados de conservação
Informação Protegida
Regular.  
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa
Arte
Monteiro, Pardal Negreiros, José de Almada
Documentação Associada
A.M. Pascoal,  A Cidade do Saber. Estudo do Património Artístico Integrado nos Edifícios Projectados pelo Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro para a Cidade Universitária de Lisboa (1934-1961), Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Resta.
Crédito fotográfico e pré-inventário Nicole de Oliveira Marques.