Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Mário de Sá-Carneiro

O Arquivo Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), poeta modernista, inclui correspondência, cadernos e manuscritos, bem como a obra publicada no seu tempo de vida. Muitos destes documentos foram reunidos por François Castex, professor e escritor francês, e encontram-se conservados na Biblioteca Nacional de Portugal. Reúne-se aqui também o conjunto das cartas enviadas pelo autor ao seu amigo Fernando Pessoa, guardadas no espólio E3 da Biblioteca Nacional.

Os documentos completos encontram-se no campo “PDF” e os manuscritos foram transcritos no campo “Edição”. 

 

Medium
Mário de Sá-Carneiro
Esp.115/5_21
Esp.115/5_21
Sá-Carneiro, Mário de
Identificação
Carta a Fernando Pessoa
Carta a Fernando Pessoa

Carta enviada de Paris, no dia 6 de Agosto de 1914. 

 

 **

 

Paris da Guerra – Agosto de 1914

Dia 6

Por agora isto só meu querido Amigo: Imediatamente após receber esta carta vá ao Correio Geral e expede-me em vale telegráfico os 30 000 réis juntos. Isto pela impossibilidade de se trocarem notas aqui. Ao mesmo tempo envie um telegrama anunciando o vale. Não deixe de fazer isto para meu sossego. Desconte – mas desconte sem falta – o preço do telegrama e do vale. Zangar-me-ei se assim não o fizer. Mas vá já imediatamente enviar-me o vale telegráfico e o telegrama! Siga à risca as minhas instruções.

Mil desculpas, mil agradecimentos – mil abraços. Logo devo escrever carta. Adeus! Fico em cuidado! Telegrafe imediatamente despacho e vale. Não sei se partirei. Por agora não posso.

Não há nenhuns comboios. Mas prefiro ficar. Conto mesmo ficar, malgré tout.

Abraços. Abraços!

O seu

Mário de Sá-Carneiro

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5750
Classificação
Espólio Documental
Correspondência
Dados Físicos
Tinta preta sobre folhas quadriculadas e sobrescrito.
Dados de produção
1914 Agosto 6
Inscrita.
Fernando Pessoa
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Bom
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Paris
Documentação Associada
Sá-Carneiro, Mário de, Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa, ed. Manuela Parreira da Silva, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001.
Esp.115
Na transcrição das cartas: a ortografia foi actualizada e as gralhas evidentes corrigidas, mantendo, contudo, as elisões com apóstrofo e todas as singularidades da pontuação usada por Mário de Sá-Carneiro, bem como a forma original das datas, muitas vezes com o nome dos meses em letra minúscula ou abreviado. O título da revista Orpheu foi mantido na forma sempre usada por Sá-Carneiro – Orfeu. Foram mantidas, igualmente, as versões de versos e de outros trechos literários mais tarde corrigidos ou refundidos pelo poeta.