Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Mário de Sá-Carneiro

O Arquivo Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), poeta modernista, inclui correspondência, cadernos e manuscritos, bem como a obra publicada no seu tempo de vida. Muitos destes documentos foram reunidos por François Castex, professor e escritor francês, e encontram-se conservados na Biblioteca Nacional de Portugal. Reúne-se aqui também o conjunto das cartas enviadas pelo autor ao seu amigo Fernando Pessoa.

Os documentos completos encontram-se no campo “PDF” e os manuscritos foram transcritos no campo “Edição”. 

 

Medium
Mário de Sá-Carneiro
Esp.115/6_35
Esp.115/6_35
Sá-Carneiro, Mário de
Identificação
Bilhete-postal a Fernando Pessoa
Bilhete-postal a Fernando Pessoa

Bilhete-postal enviado de Paris, no dia 21 de Agosto de 1915. 

 

**

 

Paris, este sábado 21 de Agosto do ano de N. S. J. C. 1915

 

Meu Querido Fernando Pessoa, desde II feira última que espero a carta anunciada no seu postal de 11 que nesse dia recebi. Mas trabalhou a dispersão e... «fundo silêncio respondeu às trovas» – «extinguiram-se os ecos do salão»1. Assim lhe venho escrever este postal para lhe dizer três coisas que encerram dois pedidos:

a) No seu postal você pergunta-me se eu recebi a sua carta de 29 (julho) e postal de 2 agosto. A carta não a recebi. De resto a esse tempo você não sabia o meu endereço... E já me disse que não escrevera para o bureau por ser muito complicado. Logo – não percebo. O seu postal devo tê-lo recebido. Mas, neste momento, não sei ao certo.

b) Diga na livraria para enviarem o n.o 2 do Orfeu ao Franco, sem selo: em cima escreve-se «Correspondance militaire». Novo endereço do Franco que está bem: 2ème Régiment Etranger, 2ème R. de Marche, Bataillon G, 3ème Section, 4ème Compagnie, Secteur postal n.o 109 – France.

c) Escreva-me por amor de Deus na volta do correio. Mil saudades e um grande abraço de toda a alma.

o seu, seu

Mário de Sá-Carneiro

 

Recebi já dinheiro de Lourenço Marques.
Teria você recebido as «Sete Canções do Declínio»?

ESCREVA!

 

1  Tomás Ribeiro, D. Jaime.

 

 
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5662
Classificação
Espólio Documental
Correspondência
Dados Físicos
Tinta preta sobre bilhete-postal.
Dados de produção
1915 Agosto 21
Inscrita.
Fernando Pessoa
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Bom
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Paris
Documentação Associada
Sá-Carneiro, Mário de, Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa, ed. Manuela Parreira da Silva, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001.
Esp.115
Na transcrição das cartas: a ortografia foi actualizada e as gralhas evidentes corrigidas, mantendo, contudo, as elisões com apóstrofo e todas as singularidades da pontuação usada por Mário de Sá-Carneiro, bem como a forma original das datas, muitas vezes com o nome dos meses em letra minúscula ou abreviado. O título da revista Orpheu foi mantido na forma sempre usada por Sá-Carneiro – Orfeu. Foram mantidas, igualmente, as versões de versos e de outros trechos literários mais tarde corrigidos ou refundidos pelo poeta.