Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-4 – 38
Imagem
EPISÓDIOS.
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
EPISÓDIOS.
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 144 – 38]

 

EPISÓDIOS.

 

Os estudos, que reúno sob este título, são, ou, antes, representam, ensaios ou explicações que fui levado a escrever por circunstâncias externas, estranhas a minha vontade. É sabido que “episódio”, na linguagem tradicional em que se fala das epopeias, é aquilo que, num poema épico, não faz parte integrante do conjunto, mas nele se insere, seja para o diversificar, seja para estabelecer, por diversidade, uma passagem subtil de um elemento do entrecho para outro. Estes estudos não fazem, por serem de solicitação externa, parte integrante da minha intenção de escrever. De aí o título que lhes dei.

 

Não insiro neste livro, nem inserirei nos, de igual título, que porventura se lhe sigam, estudos que repudio, ou por erróneos, ou por imperfeitos e inaperfeiçoáveis, mas que foram “episódios” da minha vida de escrever na mesma maneira que estes. E estes mesmos, não os insiro tais quais os publiquei. Uns têm poucas emendas, outros muitas, outros são de todo diversos do que eram quando de facto os escrevi e publiquei. Alguns são fusões de estudos vários, e neste caso estão, particularmente, os dois primeiros.

 

Os estudos vão aqui publicados como hoje eu os escreveria, se tivesse hoje as mesmas solicitações externas que em cada tempo, que motivou cada estudo, eu tive.

 

Há, porém, mais uma razão para que a estes estudos deveras caiba o nome de “episódios”. Em cada estudo me servi do assunto dele para falar de outra coisa. A Nova Poesia Portuguesa – a que o era quando escrevi sobre ela na Águia – serviu-me de matéria para considerações sobre a relação entre a literatura e a vida social; estas considerações ficam independentes da justeza ou não-justeza da sua aplicação.

 

Assim podem estes estudos ter algum interesse quando o motivo deles o não tenha para o leitor. Quem se não interessar por Goethe pode, ao menos, sentir algum interesse pela teoria da iniciação.

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4602

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Rita Patrício, Episódios - Da Teorização Estética em Fernando Pessoa, Braga, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, 2008 [cf. Rita Patrício, Episódios - Da Teorização Estética em Fernando Pessoa, Vila Nova de Famalicão, Húmus, 2012, p. 361].
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas