Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14E – 96
Imagem
Preface to Wyatt’s Poems.
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Preface to Wyatt’s Poems.
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14E – 96]

 

Preface to Wyatt’s Poems.

 

He preferred the pseudonym because (he used to say) there was already a Wyatt at the beginning of English poetry.

_______

One of the many strange contrasts between his private and his literary character was in that he was as original and {…} in his literary manner and matter (and especially in the |matter|) as he was propense to imitation in his every day life and private life. [He was the kind of man who writes on the kind of paper used] {…} The more deeply original his style became, the more he consciously modelled his {…}, his manner of dressing, his habits… on Goethe, on Shelley, on {…} on innumerable literary people, not all great {…}

_______

Autograph must have letters parted {…}

 

Frederick Wyatt

Frederick Wyatt

Frederick Wyatt

 

[96v]

 

I can see him now, panting |up the steepness of the Calçada da Estrela, in his black suit with the {…} the {…}|

_______

It was very difficult for a stranger to speak with him, so unnerving was his adherence to either of 2 conversational methods, so to speak — an impatient silence or a tone of period so highly-pitched that, in some cases — (I know) – positive impression of insanity was caused.

_______

  1. The position of a non-literary man who finds it thrust upon as a moral duty to give to the world a literary work can be easily |conceived| a priori as a peculiarly embarrassing one. The difficulties of the task are the reverse of diminished when the work is the work of a poet who was his friend, who died young, in peculiarly tragic circumstances, and the manner of which life and death lay upon the friend the duty of {…}

 

 

[BNP/E3, 14E - 96]

 

Prefácio aos Poemas de Wyatt.

 

Ele preferia o pseudónimo porque (dizia ele) já havia um Wyatt no início da poesia inglesa.

_______

Um dos muitos contrastes estranhos entre o seu carácter particular e literário era que ele era tão original e {…} na sua maneira e matéria literárias (e especialmente na |matéria|) quanto propenso à imitação na sua vida cotidiana e na vida privada. [Ele era o tipo de homem que escreve no tipo de papel usado] {…} Quanto mais profundamente original o seu estilo se tornava, mais ele conscientemente modelava o seu {…}, a sua maneira de vestir, os seus hábitos… sobre Goethe, sobre Shelley, sobre {…} sobre inúmeras pessoas literárias, nem todas óptimas {…}

_______

O autógrafo deve ter letras separadas {…} 

 

Frederick Wyatt

Frederick Wyatt

Frederick Wyatt 

 

[96v]

 

Consigo visualizá-lo agora, ofegante |na subida da Calçada da Estrela, no seu fato preto com o {…} o {…}|

_______

Era muito difícil para um estranho falar com ele, tão enervante era a sua adesão a qualquer dos dois métodos de conversação, por assim dizer - um silêncio impaciente ou um tom de período tão agudo que, em alguns casos - (eu sei) – causava a impressão positiva de insanidade.

_______

  1. A posição de um homem não literário que descobre como dever moral dar ao mundo uma obra literária pode ser facilmente |concebida| a priori como peculiarmente embaraçosa. As dificuldades da tarefa são o inverso de pequenas quando a obra é obra de um poeta que foi seu amigo, que morreu jovem, em circunstâncias peculiarmente trágicas, e a maneira pela qual a vida e a morte impõem ao amigo o dever de {…}

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3874

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Inglês

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Fernando Pessoa, Eu sou uma antologia: 136 autores fictícios, 2ª Edição, Edição de Jerónimo Pizarro e Patrício Ferrari, Lisboa, Tinta-da-China, 2016, pp. 359-361.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas