Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14E – 49
Imagem
Cesário Verde.
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Cesário Verde.
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14E – 49]

 

Cesário Verde.

 

Outra particularidade de Cesário – a mais flagrante talvez, depois de nos ser |flagrante| o tom geral da sua |arte| – é o modo de interromper ou uma descrição com uma reflexão sentimental, ou um sentimento com uma nota descritiva. Assim, como exemplos da 1ª:

 

{…}

 

e exemplos da 2ª:

 

{…}

_______

Isto é nitidamente sentimental. Só um sentimental faz isto, e um pouco-sentimental quando chega a sentir muito. Assim, Victor Hugo, que sente relativamente pouco, quando chora a morte da sua filha, rompe com quadras como esta o seu estilo usualmente {…}

 

Elle avait dix ans {…}

{…} verts

 

E assim Tennyson na |talvez| mais sentida das suas pequenas líricas:

 

Break {…}

 

[49v]

 

Este é o processo, reduzido a interromper quase o leit-motiv de que Rossetti se servia em poemas como Troy-Town e {…} |*poema|, para os sentimentalizar. É o que, do mesmo modo, já antes aparecera nas obras de Elizabeth Barrett Browning, onde o Margaret! De {…} e o Toll slowly da Lay of the Duchess May… É o que tão belamente usam os nossos cancionistas, como o

 

Em forte pont’eu fui nado

Senhor, por vos e por mi.

 

do {…}. E é o que de algum modo dá aparência de sentimento à normal nulidade dos {…}

 

Mas, se notar isto é bom, melhor será, analisando, mostrar a que razões psicológicas obedece, e porque é esta |true| artistic uma nota de sentimentalismo, verdadeiro ou artificial. Toda a gente sente {…} mas não se trata de sentir, mas de compreender…

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3830

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Cesário Verde, Cânticos do Realismo e Outros Poemas. 32 Cartas, Prefácio de Fialho de Almeida, Estudo crítico de Fernando Pessoa, Edição de Teresa Sobral Cunha, Lisboa, Relógio D’Água, 2006, pp. 229-231.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas