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Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP-E3, 88 - 3-3a
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[Sobre o Sensacionismo]
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre o Sensacionismo]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 88 – 3–3ª]

 

_______

 

Classicismo, romantismo, simbolismo, até aqui todas as escolas têm restringido a sua atitude artística a um ponto: a separação do interior e do exterior.

O classicismo marca uma nítida separação entre os dois – físico é físico, e psíquico é psíquico.

A poesia[1] da Renascença começando a tomar consciência do facto de que o físico é dado no psíquico, e que a “realidade” é uma sensação nossa, nos seus detalhes, agregou-se, na sua realização, ao sentimento de que o físico é em parte psíquico {…}

O romantismo {…}

O simbolismo exagerou esta tendência {…}

O futurismo {…}

O sensacionismo compenetra-se totalmente de que {…}

 

[3ar]

 

Considerar no sensacionismo as espécies

(1) Álvaro de Campos

(2) paulismo

(3) {…}

_______

 

Mesmo a sensação não passa de uma ideia nossa. O que é preciso, portanto, é ir mais fundo {…}

 

Outra arte superior, de bases mais avançadas, descerá, enfim, abaixo da ideia, a maiores e mais divinas profundezas do ser.

_______

Porque chamar-lhe sensacionismo? Porque parte da Sensação como base material; e não, como as outras artes, das coisas, físicas (classicismo), {…}

 

 

[1] poesia /arte\

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2262

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria
Sensacionismo

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Paula Cristina Costa, As Dimensões Artísticas e Literárias do Projecto Sensacionista, Tese de Mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa, Lisboa, FCSH – Universidade Nova de Lisboa, 1990, pp. 332-333.
Exposições
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