Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-35-1 a ANSA-L-35-26
ANSA-L-35-1 a ANSA-L-35-26
Negreiros, José de Almada
Identificação
Direcção Única: a metade do último quadro de S.O.S.
Direcção Única: a metade do último quadro de S.O.S.

Manuscrito de uma cena de teatro, provavelmente lida pelo autor a 9 de Junho de 1932, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, logo após ter sido proferida a conferência  Direcção Única. Esta cena não chegou a ser publicada. 

Uma página com excerto de uma versão desta conferência. 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/779
Classificação
Literatura
Teatro
Dados Físicos
Vinte e seis folhas lisas, manuscrito a tinta preta, verso timbrado com: "Gonçalo de Mello Breyner / Architecto / R. das Amoreiras, 105 Lisboa Telefone, Norte 111"'.
22,5 x 17,5 cm
Dados de produção
1932
Data atribuída de acordo com a data da leitura da conferência "Direcção Única".
1932
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa
Colaboração
Documentação Associada
ANSA-L-79
ANSA-L-80
ANSA-L-126
ANSA-L-127
Os fragmentos manuscritos da conferência Direcção Única  estão redigidos no mesmo tipo de papel.