Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-F-305
ANSA-F-305
Affonso, Sarah
Identificação
A Sarah do Zé
A Sarah do Zé Álbum de fotografias de Sarah Affonso

Álbum com 72 fotografias coladas. Tem junto um bilhete-postal ilustrado.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/745
Classificação
Espólio Documental
Documento Fotográfico
Dados Físicos
Álbum com 11 f. furadas, unidas por uma fita de tecido. 
13 x 18 cm

 Dedicatória no verso da capa "O Zé diz que mereceu este álbum e eu como esposa legítima também digo que sim e com muito gosto. Mas o Zé ficou muito zangado com esta dedicatória. Sarah."  Segue-se uma inscrição autógrafa de Almada Negreiros: "Este álbum pertence-me pelos vistos e para todos os efeitos Almada - Lisboa, 13 de julho 1934."  Segue-se uma inscrição autógrafa de Almada Negreiros: "Este álbum pertence-me pelos vistos e para todos os efeitos Almada - Lisboa, 13 de julho 1934.", junto de um desenho de dois corações unidos com a fórmula almadiana 1+1=1.

Dados de produção
1934
Data atribuída de acordo com a inscrição.
1934
Negreiros, José de Almada
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa
Casamento Lembranças
Varela, António Negreiros, José de Almada Affonso, Sarah
Documentação Associada
Almada por contar , coord. Sara Afonso Ferreira, Sílvia Laureano Costa e Simão Palmeirim Costa, Lisboa, BNP / Babel, 2013, p. 78.
'Almada por contar', Biblioteca Nacional de Portugal, 27 junho a 5 de outubro de 2013, coordenação: Sara Afonso Ferreira, Sílvia Laureano Costa e Simão Palmeirim Costa.