Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-302
ANSA-L-302
Negreiros, José de Almada
Identificação
DÓRICO CANÓN DA INGENUIDADE

Múltiplas páginas de texto dedicado a temas variados, com muitas citações.

Tem um arranjo gráfico de capa, assinado e datado e três textos sob os títulos “Os quatro universais” e “A suástica e a savástica” e “O número”. Embora os dois últimos sejam escritos em folhas de papel quadriculado, diferente das páginas do caderno, estão inseridos no caderno junto de uma página que também tem inscrição, distinta do primeiro texto (tendo só uma citação de dedicada a Antigrafia). Isto, os materiais reiscadores e a caligrafia, indica que os textos poderão ter sido todos produzidos na mesma época.

De um modo geral, podem tratar-se de textos preliminares para os que são publicados em Ver por Lima de Freitas.

Os dois textos são internamente coerentes, distintos material e tematicamente.

O primeiro texto, “Os quatro universais”, é inscrito directamente nas páginas do caderno e foca temas como Vocação e profissão; Cesar e a Ciência; Ingenuidade; Saber e Ciencia; o Sensível; Universal e individual; Ingenuidade e a Besta; O bem e o mal; Sabedoria; Sagrado; Imitação. Este texto parece ser inédito e, embora próximo das temáticas publicadas em Ver por Lima de Freitas, não parece ser diretamente associado a qualquer um desses textos, a não ser alguns tópicos comuns às páginas sob o título Reaver a ingenuidade (p. 49 a 63).

O segundo texto, embora tenha por título “A suástica e a savástica”, que pode ser associado às p.83 ou 182 dos textos  publicados em Ver, é curto e não reflecte essa publicação.

O terceiro texto “O número”, inacabado, parece ser preparatório para o texto sob o mesmo título, publicado em Ver, p. 179-188, embora com muitas variações. Contém uma lista de contrariedades, “dez princípios (...) Aristóteles, Met. A,5 986 a)”.

Inclui ainda esquemas visuais bastante preliminares dedicados a “Natureza / Imitação” e ao “Belo” em hors-texte.

  • Assinado José de Almada Negreiros / Pintor / Lxa / 1943
  • Referências específicas à Metafísica de Aristóteles: no primeiro texto: A, 5 986 b; A, 5 986 a; no segundo texto: A, 5 986a; A, 5 986 b; M, 8 30; M, 8 1084 b; N, 6 fim; A, 5
  • Referências específicas ao Apocalipse: XIII, 1; XIII. 2; XIII. 17; XX. 6; XX. 14; XXI. 1; XXI. 4; XXI. 5; XXI. 8
  • Referência específica a Da pintura antigua: 2ª ed. Renascença Portuguesa, p. 163
  • Jusepe Martinez é identificado como “Pintor de Felipe IV, sermones praticables del nobilíssimo Arte de la pintura”
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/7020
Classificação
Arte, Literatura, Geometria
Arte
Dados Físicos
Caderno pautado com 30 páginas inscritas e dois conjuntos de duas folhas dobradas ao meio, quadriculadas, em hors-texte (4 páginas inscritas). Inclui ainda dois hors-texte de folhas lisas. Todas inscritas a caneta de tinta verde.
33 x 21,5 cm
Dados de produção
1943
Inscrita
"Aos cristãos"
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Índia, China, Ásia, Egipto, África, Creta, Grécia, Itália, Europa
Do primeiro texto:
Platão
Vicente, Gil
Salomão
Platão
Martinez, Jusepe
Salles, S. Francisco de
Homero
Nietzsche
Aristóteles
Sócrates
Ulisses
Pitágoras
Matisse, Henri
S. João
Goya

Do segundo texto:
Holanda, Francisco de
Schiller
Ésquilo
Telles, Bazílio
Documentação Associada
ANSA-C-1
ANSA-C-90
ANSA-C-478