Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-216
ANSA-L-216
Negreiros, José de Almada
Identificação
Entrevista de António Valdemar a Almada Negreiros

Conjunto de documentos manuscritos por Almada Negreiros, António Valdemar, e José Bragança (?), que remetem para as entrevistas para o DN

- Dois esboços de carta para o Director do "Diário Popular"

- Um memoradum para Pinto de Balsemão sobre um redactor doente (letra de António Valdemar?)

- Conjunto de 15 páginas manuscritas por Almada a caneta de tinta preta e visados pela censura, com intervenções de António Valdemar (?), que aprofundam o tema da reconstituição do retábulo na Capela do Fudador do Mosteiro da Batalha, mencionando coisas que, pelo que é referido no texto, não foram publicadas no DN, sendo passos importantes na especulação mas que não foram introduzidos, por se escolher privilegiar um texto discursivo, mais adapto ao leitor. Páginas numeradas de 8 a 22.

 

- Conjunto de 7 páginas manuscritas por Almada a caneta de tinta preta e visados pela censura, que aprofundam o tema da reconstituição do retábulo na Capela do Fudador do Mosteiro da Batalha, como, neste caso, algumas questões sobre a explicação da sigla, o ponto de Bauhutte, a explicação geométrica do provérbio "pintar o sete", e o Cânone. Páginas numeradas de 18 a 23.

- Conjunto de 14 páginas manuscritas por Almada a caneta de tinta preta e visados pela censura, com intervenções de António Valdemar (?), que aprofundam o tema da reconstituição do retábulo na Capela do Fudador do Mosteiro da Batalha, como, neste caso, algumas questões sobre a explicação da sigla, e a relação 9/10. Páginas numeradas de 4 a 16.

- Transcrição, 16 páginas numeradas, por mão de António Valdemar, do artigo publicado no DN, a 18 de Fevereiro de 1926, por José de Bragança

- Transcrição, 2 páginas, por mão de António Valdemar, da Resposta de José de Bragança a José de Almada Negreiros, publicada no DN a 21 de Março de 1926

-  Transcrição, 5 páginas, por mão de António Valdemar, do artigo de José de Almada Negreiros "Unidade de Composição", publicada em Artes e Letras do DN a 6 de Junho de 1957

- Fotocópia do arigo "Assim Fala a Geometria", publicado em Artes e Letras do DN a 14 de Julho de 1960

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/6857
Classificação
Literatura
Entrevistas
Dados Físicos
Páginas lisas de diferentes tamanho, colagens, manuscritas.
dimensões máximas 33 x 22 cm
Dados de produção
1957-1960
Intervalo temporal deduzido pela entrevistas publicadas
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
ANSA-L-217; ANSA-L-218