Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-385
ANSA-C-385
Negreiros, José de Almada
Identificação
A relação nove-dez
ou
as figuras regulares
1926-1950

Conjunto coerente, com capa, folha de rosto, dedicatórias e índice que é respeitado ao longo do documento, embora com variações nas últimas páginas. Contém texto e desenhos geométricos e desenvolve-se segundo o seguinte índice:

I

Arte antecede ciencia

Antibiograma

As figuras regulares

Número Perfeito: Década e Téleon

A relação nove-dez

Toda a figura regular é relação nove-dez

O duplo quadrado

Tetractys

O rectângulo Φ na imanencia

A relação nove-dez é movimento do quadrado

A relação nove-dez no hexágono

A relação nove-dez no pentágono

A relação nove-dez no triângulo

 

As últimas seis páginas já não parecem coerentes com o resto:

Há quatro páginas inscritas só a grafite, com texto que refere o Modulor (que Almada terá conhecido só em 1952) e há ainda duas páginas dedicadas ao “altar de S. Vicente na Sé de Lisboa” com reconstituição retabular semelhante à que é publicada em 1950.

Contém ainda citação do “Capítulo X (...) S. João, Apocalipse”

A expressão “Toda a figura regular é relação nove-dez” vem associada ao cubo que Almada constrói com a “divisão em dez partes do lado do quadrado”

Há referência ao Modulor nas últimas páginas, mas não há uma tentativa de analisar geometricamente os seus traçados.

Assinado “J. de Almada Negreiros”

O item relacionado pode fazer parte deste conjunto originalmente, mas encontrando-se hoje algo desorganizado, é difícil estabelecer uma relação directa ou uma re-organização; em todo o caso formal e conceptualmente são muito próximos.

Referências bibliográficas: Aristóteles, Metafísica; Raimundo Lúlio, Filosofia Moral; Francisco de Holanda, Da Pintura Antigua; Luca Pacioli, Divina Proporção

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5524
Classificação
Geometria
Dados Físicos
60 folhas de papel quadriculado inscritas com materiais riscadores vários; inclui ainda uma pequena folha recortada que “completa” um desenho. Tinha um clipe metálico, hoje retirado.
32,5 x 22 cm
Dados de produção
1950-1952
1950 Inscrita e corroborada pelos conteúdos (ver descrição geral); 1952 pela referência ao Modulor.
“A meu filho, este livro de conhecimento sem opinião”
Português
Dados de conservação
Informação protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Suse, Cnossos, Delfos
S. João
Aristóteles
Raimundo Lúlio
Francisco de Holanda
Vitrúvio
Luca Pacioli
Pitágoras
Ampère
Documentação Associada
ANSA-C-379
ANSA-C-392