Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-188
ANSA-C-188
Negreiros, José de Almada
Identificação
carta aberta ilustrada pela sala II
do Museu Nacional de Arte Antiga

Texto sobre o retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha, em particular, dedicado às representações de D. João I e D. Filipa de Lencastre.

“Carta aberta” serve de título para vários textos semelhantes, mas não chega a haver publicação com este título.

Este texto em particular toma uma direcção diferente da maioria dos textos com este título: é bastante centrado na “ fragilidade de crítica”, na relação entre crítica e estado, e na imprensa. Refere que a “sempre indesejada “censura prévia” está precedida na maioria dos casos da crítica liberal, por pareceres e afirmações que são textualmente abusos de imprensa.”

Notas: páginas numeradas no canto superior esquerdo.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5420
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Esferográfica azul sobre papel liso (16 folhas)
27 x 21 cm
Dados de produção
c.1962
Atribuída em função da inclusão de D. Filipa de Lencastre no contexto.
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Batalha
D. Filipa de Lencastre
D. João I
José de Figueiredo
Nuno Gonçalves
[James] Murphy
D. Fernando
Documentação Associada