Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso
Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-186
ANSA-C-186
Negreiros, José de Almada
Identificação
CARTA-ABERTA ILUSTRADA PELA SALA II
Museu de Arte Antiga

Grupo de folhas dedicadas ao estudo de Almada Negreiros sobre as pinturas do MNAA da reconstituição retabular que imagina para o Mosteiro da Batalha. 

Um conjunto é dedicado ao texto que Almada prepara como carta aberta (que não chega a ser publicado sob este  título), onde explica o percurso do seu estudo sobre as pinturas, cronologicamente. Há uma versão manuscrita, uma versão dactilografada e uma versão dactilografada e anotada do texto.

Um segundo conjunto apresenta múltiplos estudos das dimensões das várias pinturas pondo em relação as suas larguras, alturas e diagonais. Contém também desenhos da reconstituição retabular e referências às dimensões das obras adaptadas para maquetes que Almada realizou da reconstituição retabular e alguns trechos de texto semelhantes ao do primeiro conjunto.

Assinado “almada”.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5418
Classificação
Geometria
Dados Físicos
27 folhas de papel liso:
O primeiro conjunto consiste em:
- 2 folhas datiloscritas
- 2 folhas folhas datiloscritas e anotadas a grafite e esferográfica preta
- 2 folhas manuscritas a esferográfica preta e azul, e caneta de tinta preta
O segundo conjunto consiste em:
- 17 folhas inscritas a materiais riscadores vários
- 4 folhas datiloscritas e anotadas a grafite
27 x 21 cm
Dados de produção
c.1962
Atribuída em função da inclusão de D. Filipa de Lencastre no contexto.
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável, algumas manchas de sujidade e vincos
Colecção Particular
Palavras chave
Batalha, Lisboa, Portugal
D. João I
D. Filipa de Lencastre
António de Holanda
[Simão de] Benning
Documentação Associada