Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-173
ANSA-C-173
Negreiros, José de Almada
Identificação
COMPOSIÇÃO e DESTINO da obra-prima da pintura portuguesa do século XV

Caderno com pouca informação, embora pertinente: arranjo gráfico para capa, folha de rosto e primeiras páginas de edição dedicada ao tema do título. Inclui disposição retabular diferente da proposta habitual de Almada.  Inclui reprodução fotográfica da sigla e estudos geométricos da mesma, relacionando-a com a “tábua de Pitágoras”. Inclui ainda várias folhas hors-texte com texto sob o título “A obra-prima da pintura portuguesa.

 

Inclui referência a edições Nónio; é assinado “José de Almada Negreiros”

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5405
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas inscritas a materiais riscadores vários (inclui 2 folhas separadas das argolas, 1 reprodução fotográfica, 1 convite do Instituto Francês em Portugal, de 1959, inscrito no verso, e inclui 6 folhas de papel liso inscritas a caneta de tinta preta)
22 x 16,5 cm
Dados de produção
c. 1959
Inscrita no convite hors-texte
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Portugal, Batalha
José de Figueiredo
Pitágoras
Nuno Gonçalves
Aristóteles
D. Fernando
Documentação Associada