Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-172
ANSA-C-172
Negreiros, José de Almada
Identificação
carta aberta ilustrada pela sala II

Caderno dedicado ao estudos dos painéis de São Vicente:

  • ao texto “carta aberta ilustrada” (ver ANSA-C-217)
  • “rezênha do historial das dimensões de cada um dos quinze paineis da mesma obra”
  • “módulo: compleixão painel-moldura “Ecce Homo” (tábua sem moldura)”
  • Estudos geométricos semelhantes a ANSA-A-1234
  • “cinegeometria” da obra Ecce Homo

Inclui também texto dedicado ao conceito de “cinegeometria” 

Inclui ainda 3 folhas hors-texte, quadriculadas, de dimensões variáveis, inscritas com tópicos semelhantes.

 

 Assinado “almada”

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5404
Classificação
Geometria
Dados Físicos
Caderno de argolas com folhas quadriculadas inscritas a materiais riscadores vários (inclui 3 folhas separadas das argolas)
22 x 16,5 cm
Dados de produção
1961
Inscrita
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Batalha
Brancusi
Max Jacobs
D. Fernando
D. João I
Nuno Gonçalves
D. Filipa de Lencastre
Documentação Associada
ANSA-C-217
ANSA-C-171