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Fundo
Almada Negreiros e Sarah Affonso
Cota
ANSA-C-306
Imagem
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Autor
Negreiros, José de Almada
Identificação
Titulo
a silga na obra prima da pintura primitiva portuguêsa
Titulos atríbuidos
[Nota ao título: manteve-se a grafia e a gralha (silga em vez de sigla)]
Edição / Descrição geral
Reunião de textos, desenhos geométricos e outros esboços a propósito da investigação sobre o retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha, em particular a propósito da sigla. As folhas, formalmente heterogéneas, que compõem o conjunto encontram-se dentro de uma mesma pasta, no entanto não parece provável que tenha sido o autor a reunir estes elementos. Contém vários documentos e inscrições de interesse que aqui se elencam:
- “A única entidade À qual me dirigi é internacional a UNESCO. A sua resposta foi a seguinte: os dois vogais da comissão para o parecer, Prof.s Huxley e Mosare dizem: o primeiro , ser a primeira vez que ouve falar de relação 9/10; o segundo, que não adianta nada sobre a relação 9/10. A entidade oficial portuguesa Instituto Nacional de Alta Cultura concedeu-me uma bolsa de viagem: vinte mil escudos. Agradeci. Desde 1916 a 1961 faz 45 anos, à minha custa, do presente estudo. Na mesma página refere directamente o quadrado preto do retábulo imaginado como “quadrado para relíquia”
- contém estudos das proporções do Ecce Homo
- descrição da sigla como G (Geometria, Gnose e sétima letra) e V (cinco romano)
- contém múltiplos desenhos “cinematografias geométricas” da sigla
- contém a inscrição “Charles Sterling “Les Primitifs Français” Paris, Flerry 1938”
- Refere ainda termos como “Jogo do Sagrado” ou ”relampagos do movimento perpétuo”, ligados à relação 9/10 e ao conceito de analogia.
- Inclui ainda uma reprodução fotográfica da obra ANSA-A-121
- Inclui ainda dois hors-texte (impressos) com a disposição dos seis painéis segundo a proposta de José de Bragança e Almada. Um deste revela elucubrações geométricas que não são as de Almada para justificar a disposição. Estes impressos serão anteriores a 1940 já que referem que a disposição dos seis painéis se mantinha a originalmente usada no MNAA.
Notas de edição
Assinado “almada”
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5341
Classificação
Categoria
Arte, Geometria
Subcategoria
Dados Físicos
Descrição Material
Materiais diversos sobre suportes diversos (ver descrição geral)
Dimensões
34 x 22,5 cm
Legendas
Dados de produção
Data
c. 1960
Notas à data
Data provável dados os conteúdos.
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português
Dados de conservação
Local de conservação
Informação protegida
Estado de conservação
Razoável
Proprietário
Colecção Particular
Historial
Palavras chave
Locais
Palavras chave
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José de Bragança
Huxley
Mosare
Charles Sterling
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