Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-305
ANSA-C-305
Negreiros, José de Almada
Identificação
UNIDADE DE COMPOSIÇÃO
do todo de quinze tábuas quinhentistas das quais duas desconhecidas e treze dispersas no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa

Caderno inacabado, mas bastante coerente, com elementos hors-text semelhante a texto inscrito sob o título “Acromático”. O caderno divide-se em dois capítulos:

  • Divisão do Círculo e do Quadrante em cinco, sete, nove e dez partes
  • Diagrama da unidade de composição nas quinze tábuas quinhentistas

O segundo capítulo é ligado directamente à relação 9/10 em formato métrico

divisão da circunferência em partes iguais.

Na última página surge outro subtítulo:

“Discursivo sem texto, sem enigma, sem cálculo e sem opinião, da linguagem do quadrado”

Sem data (provável c.1960 e anterior a 1962, já que ainda refere “as duas tábuas desconhecidas”)

Assinado “J. de Almada Negreiros”

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5340
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
6 folhas quadriculadas de 50 x 34 (dobradas ao meio), 1 folha quadriculada de 68 x 50 (dobrada em 4) e uma folha lisa de 30 x 21, inscritas a grafite e caneta de tinta preta.

34 x 22,5 cm
Dados de produção
c. 1960
Provavelmente c.1960; anterior a 1962, já que ainda refere “as duas tábuas desconhecidas”.
Português
Dados de conservação
Informação protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada