Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-272
ANSA-C-272
Negreiros, José de Almada
Identificação
“Ecce Homo”

Caderno com um conjunto de estudos sobre as proporções da pintura Ecce Homo, mas também com um conjunto de esboços do retrato de Mário de Sá-Carneiro que foi passado a gravura em acrílico (1963 - https://gulbenkian.pt/cam/works_cam/retrato-de-mario-sa-carneiro-146356/)

Contém também um estudo para “rapto de Europa”

Título(s): O advento das quinas / os quinze painéis de D. João I na Batalha

Sub-título: dois documentos de Dom Afonso Henriques com o conhecimento que faz possível a reposição da unidade e do lugar de 

 

Assinado “almada” e datado de 1948

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5307
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Caderno de folhas lisas, em que só a capa é inscrita. As restantes folhas inscritas (14) teriam pertencido ao caderno mas foram arrancadas e estão dentro do mesmo.
21 x 15 cm
Dados de produção
1948
Inscrita
Português
Dados de conservação
Informação protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada