Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-RI-292
ANSA-RI-292
Gonçalves, Rui Mário
Identificação
Artes Plásticas / Para ver como vemos / Almada Negreiros dizia-me um dia que, nas polémicas da modernidade, a palavra «ultrapassar», mal entendida, andava fazendo muito mal às artes
Artes Plásticas / Para ver como vemos / Almada Negreiros dizia-me um dia que, nas polémicas da modernidade, a palavra «ultrapassar», mal entendida, andava fazendo muito mal às artes

Artigo de Rui Mário Gonçalves com reprodução de excertos de uma entrevista a José de Almada Negreiros a propósito da exposição Bienal de Desenho, na Galeria de Arte Moderna, em Belém.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/404
Classificação
Espólio Documental
Entrevistas Recorte de Imprensa
Dados Físicos
Dados de produção
1979 Nov 8
1979
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom. Apresenta algumas lacunas e manchas de humidade ao longo do recorte.
Colecção Particular
Palavras chave
Belém
Arte Exposição
Castelli, Luciano Conrini, Roberto Degas, Edgar Gonçalves, Rui Mário Guen-Young, Lee Lupas, Ana Negreiros, José de Almada Read, Herbert Rosa, Joana de Almeida Sena, António Tot, Endre Wodicako, Krzysztof
Documentação Associada
Recorte tirado de: Diário de Notícias , Suplemento 2º Caderno de Cultura , 8 de Novembro de 1979, pp. 17 e 18.