Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-245
ANSA-C-245
Almada Negreiros
Identificação
Significado moral da discussão acerca dos painéis do Infante

Esboço de texto incompleto dedicado à questão dos painéis, provavelmente anterior à partida de Almada para Madrid. Almada explica porque opta por utilizar a designação “painéis do Infante” em vez de outras que estavam em voga na época e criavam conflitos entre estudiosos.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2440
Classificação
Espólio Documental, Geometria
Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Uma folha pautada dobrada ao meio, inscrita a lápis.
17,5 x 13 cm
Dados de produção
c. 1926
A data atribuída deve-se ao facto de Almada ainda se referir aos seis painéis dedicados a S. Vicente painéis como dois trípticos.
Português
Dados de conservação
Palavras chave
MNAA
S. Vicente; Sousa Viterbo; D. Henrique
Documentação Associada
Provavelmente um dos primeiros textos de Almada sobre a questão dos painéis.