Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-207
ANSA-C-207
Almada Negreiros
Identificação
Carta aberta ilustrada pela Sala II Museu de Arte Antiga
Os Quinze Painéis de D. João I na Batalha

Fotocópia anotada de dactiloscrito da Carta aberta ilustrada. Muito semelhante a ANSA-C-208, que é a versão final, publicada em ANSA-RI-273, em julho de 1962.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2402
Classificação
Arte, Espólio Documental, Geometria
Dados Físicos
Três folhas de papel liso, onde por cima da fotocópia do dactiloscrito, há anotações a lápis, caneta de tinta preta e esferográfica preta.
27 x 21 cm
Dados de produção
1961-1962
A publicação deste texto (adaptado) é de 1962 (ANSA-RI-273)
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Portugal, MNAA, Batalha, Kunthistorisches Museu de Viena, Porto, Igreja de S. Francisco,
Painéis de S. Vicente; Diário de Notícias
D. João I, D. Filipa de Lencastre, Benning, António da Holanda, Francisco da Holanda, Francisco Cardeira, Giovanni Papini, Gomes Ferreira da Silva, António Florentino, D. Duarte, D. Leonor.
Documentação Associada
ANSA-RI-273