Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-200
ANSA-C-200
Almada Negreiros
Identificação
Carta Aberta Ilustrada pela sala II do Museu Nacional de Arte Antiga

Rascunhos para a carta aberta ilustrada sobre os painéis de S. Vicente, que Almada não chega a publicar. O texto não é encadeado de uma folha para a outra, não foram necessariamente elaboradas na mesma ocasião embora formalmente sejam muito semelhantes e estivessem juntas no espólio. Na primeira folha já se encontra o título “os quinze painéis da Batalha”, são portanto, provavelmente, rascunhos que testemunham a passagem de um texto (Carta Aberta) para outro (os quinze painéis)

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2395
Classificação
Arte, Espólio Documental, Geometria
Dados Físicos
2 folhas lisas escritas a caneta de tinta preta e esferográfica azul
27,5 x 21,5 cm cada folha
Dados de produção
c.1961
Já se refere às figuras de D. João e D. Leonor como parte do retábulo, o que só acontece na teoria de Almada por volta desta data
Português
Dados de conservação
Palavras chave
MNAA; Batalha
Quinze painéis de D. João I / Carta Aberta
D. João I / D. Filipa de Lencastre
Documentação Associada