Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-54
ANSA-C-54
Negreiros, José de Almada
Identificação
Cinegeometria
Cinegeometria Carta-aberta ilustrada pela sala II

Breve texto que aborda a questão dos painéis de S. Vicente com um desenho ilustrativo do posicionamento de alguns elementos pictóricos numa parte da arquitectura da parede da Batalha para onde projectava a sua reconstituição retabular. Inclui ainda uma imagem fotográfica do Ecce Homo e uma do retrato de Filipa de Lencastre.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2106
Classificação
Desenho Painéis de S. Vicente Plano ou projecto
Dados Físicos
Capa de papel verde e branco, fino. Miolo com desenhos e escrita a caneta de tinta preta sobre papel branco. Duas reproduções fotográficas coladas no miolo e outras duas soltas.
Capa: 17 x 13,5 cm fechado 17 x 27 cm aberto Miolo: 16,5 x 12,5 cm fechado 16,5 x 100 cm aberto
Dados de produção
sem data
Posterior a 1961 já que se lê: 'Por demora na edição de 1961 antecipa-se no mesmo formato este especimen ao nº 1 de Cinegeometria'
Sem data
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável.
Colecção Particular
Palavras chave
Batalha Lisboa
Couto, João D. João I Figueiredo, José de Holanda, António de Lencastre, D. Filipa de S. Vicente
Documentação Associada