Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-33
ANSA-C-33
Negreiros, José de Almada
Identificação
cinegeometria
cinegeometria relampagos do moto-continuo o retábulo dos quinze paineis de D. João I na Batalha

Várias páginas que exploram a relação 9/10, a linguagem do quadrado, a divisão da circunferência em n partes.

Algum (pouco) texto. 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/1091
Classificação
Geometria
Linguagem do quadrado
Dados Físicos
Capa dourada com reprodução da imagem do Ecce Homo e título sobre barra preta. Tem 2 fólios de 4 folhas, um fólio de 8 folhas e 10 folhas de papel mais fino dobradas ao meio.    
17 x 13 cm
Dados de produção
Sem data
Sem data
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom, com algumas dobras rasgadas.
Colecção Particular
Palavras chave
Relação 9/10
Negreiros, José de Almada
Documentação Associada
PALMEIRIM, Simão: "Questões metodológicas de um retábulo imaginado" in Almada Negreiros e os Painéis, um retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha; Museu Nacional de Arte Antiga, 2020.
Catálogo de exposição homónima.
ANSA-C-65
ANSA-C-79
Embora haja referência aos painéis, não há trabalho explícito nesse sentido. O conteúdo do caderno não é totalmente congruente.