Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Armando Côrtes-Rodrigues

O Arquivo Armando Côrtes-Rodrigues (1891-1971), poeta que participa nos dois números da revista Orpheu, no segundo dos quais sob o nome de Violante de Cysneiros, integra o seu espólio poético, dramatúrgico e de intervenção cultural, conservado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

 

Medium
Armando Côrtes-Rodrigues
ACR Cx.4-64_5
ACR Cx.4-64_5
Armando Côrtes-Rodrigues
Identificação
Opereta em férias

Caderno manuscrito da "Opereta em Férias". Página de abertura do primeiro e único ato.

Na zona central da página encontra-se o título "Em férias! Opereta em I acto", e a indicação: "Original de Cortes Rodrigues. Versos de Espinola de Mendonça. Música de Thomas de Lima. Representada pela Iª vez no Teatro Michaelense de Ponta Delgada na noite de 1 de Março de 1910." Esta indicação contradiz a nota acrescentada no final de caderno por parte de Côrtes-Rodrigues, que atesta que a obra foi representada pela primeira vez no dia 22 de Maio de 1910.

Obra inédita, escrita por Armando Côrtes-Rodrigues, com versos de Espínola de Mendonça e música de Thomas de Lima
Representada pela primeira vez no dia 22 de maio 1910 no Teatro Micaelense de Ponta Delgada. Encenada pelo ator Eduardo Raposo.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/6702
Classificação
Literatura
Teatro
Dados Físicos
Caneta preta em folha pautada
21.5x14x1cm
Dados de produção
1910
Acrescentada pelo autor.
O caderno apresenta duas datas distintas: a data de redação do texto da opereta, acrescentada pelo autor, é 28 de Janeiro de 1910; a nota acrescentada pelo autor antes do texto (cota ACR Cx.4-64_3) é datada de Maio de 1910.
Português
Dados de conservação
Biblioteca Pública e Arquivo Regional Ponta Delgada
Biblioteca Pública e Arquivo Regional Ponta Delgada
Palavras chave
Ponta Delgada
Documentação Associada
Informações de ficha de inventário obtidas da dissertação de mestrado de Patrícia Duarte e da investigação de Anabela Almeida.