Identificação
[BNP/E3, 145 – 82-83]
Schiller um dos artistas mais conscientes, propôs-se o problema: o que é a arte? o que é o artista.
Cartas sobre a educação estética do homem do Schiller distingue a poesia sentimental da poesia ingénua.
O poeta concebe forma e ideia ao mesmo tempo. Tipo Goethe, por muitas razões.
Os franceses sem conhecer a diferença estabelecida por Schiller, chegam a achar as suas figuras ridículas.
O francês é muito reflectido, pouco imaginativo.
[82v]
Certos sonetos, certas imagens
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A natureza é o que se poderia chamar como mística, cheia de religiosismo. Antigone chega a ser dura para com visão por causa dos franceses. Místicos são duros, por causa do seu exclusivismo.
J. Brandão um sentimental (diz a disciplina cabal)
[83r]
A definição antiga da comédia… contra em que entram personagens de categoria elevada. A primitiva tragédia grega apresentava os deuses ou heróis, ou guerreiros, compatriotas ou reis (aqui a voz povo que o povo só acha em si o elemento trágico). A tragédia começa pelo culto a Baco, que tem uma vida triste e extravasada que foi muito dilacerado, e que ressuscitou.
Jacoby livro sobre a evolução – com desfechos ulteriores, e sem destruição.
Destruição certa do ideal quando com vida intelectual + emocional.
[83v]
Vingança divina nos dramas gregos. Degenerescência e destruição dos felizes logo, ideia receptiva, uma verdade assumida por atracção.
Sófocles – Édipo a vontade – o exacto impulso mas como por si
Eurípedes – A paixão. “o mais patético dos trágicos” (Aristóteles). Aqui patético quer dizer um que domina a paixão.
Tragédia é uma antítese. O cómico outra antítese.
resulta duma disparidade entre os meios para achar um fim e a forma. Uma oposição é que produz o riso. Coisas da natureza ainda que não se digam importantes. (Exemplos) Contraste o velho amoroso, o tartufo, {…}
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