[BNP/E3, 145 – 68]
S em S
Este é o processo mental geral do literato.
Mas dentro da cerebração literária há nada menos de 10 divisões possíveis segundo, dentro desse processo geral, predominam tal ou tais elementos dele.
Vimos que esses elementos eram 3 – a subjectividade, a objectivação e o processo subjectivo-objectivo dessa subjectividade se coordenar em objectiva.
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O poeta-dramaturgo, porém, não é a culminância envolvente de todos os géneros literários; é mais. E aqui é que está o que para o nosso caso importa, e importa muito.
Vimos que o ser poeta-dramaturgo envolve uma actividade mental que inclui os três elementos subjectividade, objectividade e subjectividade-objectividade. Envolve-os de |certo e determinado| modo; isto é, {…}. Mas o facto é que os envolve.
- Parte do mesmo ponto que o ponto e assim que chegue ao mesmo ponto; inclui, portanto, de certo modo a arte deles. Como o processo é diverso inclui-se de modo diverso. E assim é o verso musical; verso pictural ao mesmo tempo no final (S-O para O) coincide com o psicólogo (O = S-O = O) e o filósofo (S-O = S-O =O) {…}
[68v]
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S
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O
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S-O
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S em S.
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O em S.
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|moralista|
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S-o em S.
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|místico.|
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S em O.
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músico
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pintor, etc.
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Escritor
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O em O.
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Matemático
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cientista.
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psicólogo.
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S-O em O.
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metafísico.
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sociólogo.
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S em S-O.
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O em S-O.
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S-O em S-O.
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A – poeta lírico
AB – poeta épico
AC – poeta objectivo (satírico, cómico, etc)
B – impressionista.
BA – {…}
BC – romancista.
C – Crítico (essayist) (crítico de costumes) (cronista).
CA – satirista (e.g. Swift).
CB – dramaturgo.
ABC – poeta dramático.