Identificação
[BNP/E3, 142 – 12]
Inquérito literário.
Mas faltavam, e faltam à “Renascença Portuguesa”, ou, melhor dizendo, ao saudosismo, os característicos distintivos duma corrente literária máxima. Propriamente falando, o saudosismo é um regionalismo em ponto grande; não é um nacionalismo propriamente tal. É talvez mais um provincialismo do que outra coisa qualquer. Distancia-se absolutamente de todas as correntes portuguesas que o têm precedido em toda a história literária de Portugal, mas peca por tacanhez e estreiteza dentro do seu próprio âmbito de sistema literário.
Toda a grande corrente literária compõe-se de três elementos, cada um dos quais é indispensável para que ela possa ser deveras definida por tal: (1) a originalidade, isto é, a nacionalidade fatalmente, visto que uma corrente original que aparece em determinado povo forçosamente há-de ser original por via de ser nacional, toda outra hipótese caindo em inexplicável; (2) a síntese, isto é, reunir todas as correntes literárias que a precederam em outras nações; (3) a construção, isto é, a elaboração desses dois elementos em todos fortemente unificados e construídos, de modo a produzir obras duradouras e definitivas.
Dizemos nós do Romantismo, que ele é apenas o início de uma grande época, porque ele, conquanto satisfizesse às duas primeiras condições desta análise, falhou à última, isto é, não produziu obras tipicamente bem-construídas, antes, pelo contrário, mais se caracterizou pela, às vezes quase mórbida, e frequentemente lastimável, ausência de construção e organização dos seus elementos componentes.
Porque – vejamos bem – uma corrente literária envolve três elementos: (1) as ideias-base, a metafísica basilar, a essencial opinião sobre o universo que ela é fundamentalmente; (2) a interpretação que é um estado social, da sociedade a que os seus fautores pertencem; (3) {…}
Ao contrário do saudosismo, a Escola de Lisboa pretende incluir dentro de si todas as escolas e correntes passadas e, por sua virtualidade própria, transcendê-las. Ela pretende, em especial incluir (1) os elementos metafísicos do saudosismo, isto é, a estética panteísta do avizinhamento das Coisas da nossa interpretação delas; (2) os elementos metafísicos (e estéticos) do decadentismo e simbolismo {…}