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Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14D – 19
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Antero de Quental
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Antero de Quental
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14D – 19]

 

Antero de Quental

 

Antero de Quental is one of the greatest poets in[1] the 19th. century, this because most certainly he is the greatest poet in the Iberian Peninsula – nay there in Italy, in that period. Some say he was so greater genius than he was a poet and the phrase has something quite apt for poets who, as, for instance, Campoamor or Espronceda in Spain, Lamartine in France who, as poets, seem greater than he, are, when we grasp the stupendous depth of his genius, minds inferior to his. This

 

[19v]

 

will astonish some. But Antero de Quental is “caviar to the general”, the general here meaning all except the highest kind of literary public.

This poet presents an instance, a painful and flagrant example of pathologic genius. And he shows one of its characteristics in his divergence from the racial type, in which he recalls Byron – in the difference between his character and that of his fellow countrymen. Yet just as Byron presented Scotch characteristics, fundamentally, so Antero’s divergence was not complete. The striking simplicity of his extremely profound poetry, his cold intellectuality, yet not completely cold; personally, his large benevolence (he was loved as an absolute saint).

 

 

[BNP/E3, 14D - 19]

 

Antero de Quental

 

Antero de Quental é um dos maiores poetas do século XIX, isso porque ele é certamente o maior poeta da Península Ibérica – e, mais do que isso, da Itália, naquele período. Alguns dizem que ele era um génio tanto maior quanto era um poeta e a frase é bastante adequada para poetas que, como, por exemplo, Campoamor ou Espronceda na Espanha, Lamartine na França, os quais como poetas, parecem maiores do que ele, são, quando apreendemos a magnífica profundidade de seu génio, mentes inferiores às dele. Isto 

 

[19v]

 

surpreenderá alguns. Mas Antero de Quental é “caviar para o geral”, o geral aqui significando tudo, excepto o tipo mais elevado de público literário.

Este poeta apresenta-se como uma instância, um doloroso e flagrante exemplo de génio patológico. E ele mostra uma das suas características na divergência com o tipo racial, em que lembra Byron - na diferença entre seu carácter e o de seus conterrâneos. No entanto, assim como Byron apresentava características fundamentalmente escocesas, assim também a divergência de Antero não era completa. A impressionante simplicidade da sua poesia extremamente profunda, a sua fria intelectualidade, mas não completamente fria; pessoalmente, a sua grande benevolência (era amado como um santo absoluto).

 

 

 

[1] in /of\

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3268

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Inglês

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial

Palavras chave

Locais
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Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Fernando Pessoa, Escritos sobre Génio e Loucura, Edição de Jerónimo Pizarro, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006, p. 438.
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