Virtual Archive of the Orpheu Generation

Fernando Pessoa
Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14D – 7
BNP/E3, 14D – 7
Fernando Pessoa
Identificação
[Sobre Teixeira de Pascoaes]

[BNP/E3, 14D – 7]

 

No último poema de Teixeira de Pascoaes, obra muito bela e quase grande, estão perfeitamente revelados os méritos como os defeitos daquele extraordinário poeta. Apontemos friamente, em frases de síntese e[1] análise, quais esses feitos e esses méritos.

Um misticismo altamente intelectualizado, uma sensualidade extrema irrealizando-se em imaginação religiosa, patriótica e messiânica, um instinto artístico mental subordinado ao misticismo fundamental do seu temperamento – eis, em três traços, Pascoaes. É um poeta do género de Robert Browning. E tem por isso os defeitos do género. Resumem-se em três esses defeitos: uma falta fundamental da noção nítida do conjunto e da harmonização dos detalhes com o todo;

 

[7v]

 

um excesso de idealização e de espiritualização que esfuma e esbate {…}; e uma falta, não de senso estético (Pascoaes como Browning, não cai no ridículo), mas de paciência estética, pois, como Browning, cai no difuso e no {…}. Como Browning, resumidamente, um grande poeta com grandes defeitos. Qualquer coisa de incompleto, de não-revisto, de deixado estar {…} as suas obras características. Antes da sua característica falha, toca uma vez na perfeição total – na assombrosa Elegia da Vida Etérea. Depois, encontra-a e perde-a. A revelação que lhe deu As Sombras, {…} e acaba por lhe dar uma quase-arte que se esforça involuntariamente por o estragar. Não me refiro {…}

 

 

 

[1] de síntese e /sintéticas de\

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3256
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, p. 206.