Virtual Archive of the Orpheu Generation

Fernando Pessoa
Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14A – 44
BNP/E3, 14A – 44
Fernando Pessoa
Identificação
[Sobre Teófilo Braga]

[BNP/E3, 14A – 44]

 

É chegada a hora, parece-nos, de fazer justiça a Teófilo Braga, de tentar ver claramente, visto ele ser um dos nossos directores espirituais, o que ele é e o que não é, por onde vale e por onde é sem valor. Não vamos analisar obras, que isto é um artigo, que não um livro.

_______

Mas cego será quem não vir que, por debaixo de essa {…}, dessa frequente má fé literária há um homem são, há mesmo uma mentalidade sã. A sua influência não tem sido deletéria. Em quê? Para o povo tem sido um dos

 

[44v]

 

grandes propagandistas republicanos. Para os literatos iletrados é o grande escritor e o grande sábio; para alguns letrados um homem de valor, para outros um homem cujas obras os provocam a corrigi-las, tantos são os seus erros. Onde há aqui influência deletéria? Em ter um nome mais alto do que deve ter. Em ser considerado um pensador? Um sábio? Em que é isto deletério? A sabedoria é coisa que se dá a alguns e não se possa dar a outros? Ter quantidade certa, de modo que o que se põe dum lado doutro se tira? Não tem. Não nos irrita a falsa grandeza de Teófilo. Para o dar como grande ainda que erradamente, não foi preciso rapetisser um Junqueiro, um Alexandre Herculano.

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3100
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, p. 57.