Identificação
[BNP/E3, 107 – 15]
A novela dramática de António Botto, à parte a sua límpida e perfeita execução, o seu suave contorno psicológico, e a exacta harmonia nela entre a matéria e a forma, tem como característico distintivo que, tratando embora de um complexo caso sexual, onde seria fácil qualquer lapso de mau gosto ou de má reserva, de todos eles absolutamente se afasta {…}
A novela dramática de António Botto é um exemplo admirável de como um assunto complexamente escabroso pode ser tratado, mantido íntegro o seu sentido e a relação da execução com ele, não só sem obscenidade, mas até sem violência ou desarmonia.
Todo assunto tem a tentação que lhe compete. Todo artista tem a tentação do seu principal assunto.
Nada há no tratamento deste complexo caso sexual que esteticamente perturbe ou moralmente incomode. Nem o assunto transborda, contido como é pela sobriedade da sua verdade; nem a sua execução se desvia, presa como é das melhores solicitações da beleza.
Versão dactilografada do segmento inicial do testemunho impresso publicado por Fernando Pessoa com o título: «"Antonio". Estudo crítico de Fernando Pessoa», in António Botto, António. Novela Dramática extraída de uma Antiga Tragédia Grega com uma Carta de Guerra Junqueiro e um Estudo Crítico de Fernando Pessoa, Tipografia da Emprêsa do Anuário Comercial em Lisboa, 1933, pp. 125-157.