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Fernando Pessoa
BNP/E3, 14-5 – 32-35
BNP/E3, 14-5 – 32-35
Fernando Pessoa
Identificação
Leis do Ritmo

[BNP/E3, 145 – 32-35]

 

Leis do Ritmo:

 

  1. Nenhum pé rítmico tem[1] mais de 5 sílabas.

Nota: O pé rítmico pentassilábico ou pentaritmo[2] funda-se nisto:

Ou dar esta como lei anterior a 1. a) nenhuma sílaba acentuada pode levar consigo mais que duas inacentuadas, de cada lado, antes e depois; b) a maior extensão que o pé rítmico pode ter é pois a de levar duas sílabas ante e outras duas post: “Cŏmĕçándŏ-še todos a sorrir”

 

  1. Nenhum verso polimétrico[3] isto é, com mais de um ritmo ou pé rítmico) pode ter o seu último igual a metade das suas sílabas métricas: é forçoso que tenha menos sílabas. Nem qualquer pé maior que metade, podendo ser igual.

 

[32v]

 

Dar-se-á o caso de uma sílaba acentuada ter este poder

˘˘˘´˘˘

_______

três ante, duas post   ?

______________________________________________________

˘˘˘´ parece possível.

 

[33r]

 

Versos sáficos:

Dăs ĭlŭsȭés, | dăs ĭlŭsóriăs | crén(ças) 4+5+1

       4             5             1

Dăs ĭlŭsȭés, | dăs ĭlŭsȭés | pĕrdí(das)  4+4+2

       4             4             2

Vaĭ ălta˘a lúă|, nă mănsấo | dă mór(te)    5+3+2

       5             3             2

 

Dos outros decassílabos, não há tendo 1 ou 2 sílabas no último pé rítmico

Há com 3: Cŏmĕçándŏ-sĕ | tódŏs | ă sŏrrír  5+2+3.

Há com 4: Ĕ mĕlhór | dĕ dĕscér | quĕ dĕ sŭbír 3+3+4.

É evidente que com 5 não há, pois a 1ª dessas 5 seria a 6ª, o que é impossível, por ser esta a outra “acentuada” e formar, portanto, um pé seu; nem com 1 ou 2 pois para isto ser é preciso que seja acentuada uma sílaba próxima (para que a 10ª não mostre no seu pé as anteriores) – e essa sílaba é a 8ª o que faz o verso sáfico.

 

[33v]

 

Mas o seguinte verso[4]

 

Ălmăs dŏléntĕs | quăndŏ ĕxisténtĕs ?

 

Não temos aqui um verso formado de dois pentaritmos (pés de 5 sílabas) que não são (˘˘´˘˘)? Uma coisa é evidente: é que este verso tem só esta pausa; nenhuma outra é possível. A resposta é simples; não há infracção da regra. (Todos estes versos têm aquela pausa.) É que este verso[5] não é |unimetro|. É na realidade dois versos, biométrico.

Ălmăs dŏlén(tes) 

Quăndŏ ĕxistén(tes)

 

tanto que para o ler e para dar lemos de acordo o seu ritmo, a pausa tem de ser quase da forma do verso.

 

Visto isto a sílaba última é apenas extramérica, não perto ao metro, e o único pé passa a ser, não de 5, mas de 4 sílabas: (˘˘˘´) conhecido de nós já e perfeitamente possível como são estes ˘˘˘ possíveis.

_______

Todo o verso de menos de 6[6] sílabas é unimétrico[7], isto é tem só um pé rítmico (estudar quantidade - ?).

 

 

[34r]

 

O ritmo pode ter: –

1 sílaba longa antes separada por uma breve

ou 1 longa no pé e 2 breves antes tendo a longa secundária um acento secundário. Longa, quer dizer, acentuada.

Aqui não importa longas

_______________________

Leve | é o tema | porém não leve | é a glória |, sendo gratos || a pedido | maus, || nem sendo | a pedidos | Apollo

 

´ · ·     · ´ · ·     ´ · ·      ·   ´ ·  ·    ´ ·

Tityre|, tu patulae | recubans | sub tegmine | fagi

  • ´ · · · ´ ·    ´ ·     ··  ´·  ·    ´  ·

Formosam | resonare | doces | Amaryllida | silvas.

 

´··|·´··|´··|·´··|´·

  • ´·|··´·|´·|··´··|´·

_______

I. Aeneid

 

 

´·||·´·|´·||·´·|´·|·´· Note, the intermediary syllable is long

  • ´··|´·|´··|·´··|´· – Note

´··|·´·|´·|··´·|·´·

  • ´··|´·|·´|·´·|·´·

 

[34v]

 

IV. Georgics

140

    ´·|··´|··´··|´··|´·

 

[35r]

 

Cf. decididamente (para mostrar por exemplo “tèm olhár”)

 

Há sílabas mudas e breves

 

mudo é só o 2º é breve

breves as outras sílabas breves

 

Um ritmo pode consistir de uma sílaba acentuada e quatro mudas de cada lado a 2 breves, ou 1 breve e duas mudas.

 

E.g.

dĕsĕspĕrăção (hipotético)

tira-se-te-lhe (__________)

ăcăbár (mas tira-se-te-lhe seria impossível.

Lúcĭdă

Tíră-sĕ-lhĕ

_______

✓– Ora 1 1/2 longas, 3 breves, 4 mudas. (i.e. 1 1+1 breves 1 1+2 mudas)

talvez 1 breve + 2 mudas sendo a breve próxima 1 breve + 1 muda, não o sendo

 

dĕs|ĕspĕ|răção  cŏnfŭsấo  rĕsῡmir

 

✓✓ – Ora 1 longa, 2 breves, 4 mudas.

(ou 1 breve + 2 mudas)

podem ser inteiramente desacentuadas

é flagrante o exemplo quando a sílaba longa é consecutiva, e.g. fútil, não pode haver outra longa, nem breve, ou muda depois pelo menos sem acentuar o -til.

 

[35v]

 

O ritmo monotónico

 

Quĕ dĕ săír

 

bitónicos:

 

quĕ dĕ sàír

 

  • ···
  • ·····

´´´

 

Os ritmos bisilábicos só podem ser monotónicos

Os ritmos trisilábicos só podem ser monotónicos e bitónicos.

Os ritmos tetrasilábicos só podem ser monotónicos e bitónicos.

Os ritmos pentasilábicos só podem ser monotónicos, bitónicos e tritónicos. ? (`··`´)

_____________________________________________________

Versos monorítmicos podem-se escrever com até 5 sílabas; mas não posso não ter ritmo mais que pentasilábico.

 

São pouco agradáveis os ritmos monotónicos de mais de 3 sílabas.

 

 

[1] tem /pode ter\

[2] pentarítmo/ico\

[3] polimétrico/rítmico(?)\

[4] verso /metro\

[5] este verso /metro\ /(estes versos)\

[6] 6 /4 (porque só o pé de 4 é que pode ser acentuado na última)\

[7] unimétrico /unirítmico\

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5129
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