Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14-2 – 69
BNP/E3, 14-2 – 69
Fernando Pessoa
Identificação
[Sobre a “Mensagem”]

[BNP/E3, 142 – 69]

 

Pouca há que dizer, como explicação antecipada, destes poemas em que se resume a história passada e a promessa da história futura, de Portugal. O pouco que se dirá é o de que porventura se sentiria a falta para o entendimento de alguns poemas que em si mesmos, para alguns leitores, não conterão a própria explicação.

Logo no primeiro poema se fala de três nações, como se em Europa não houvesse outras. É que a civilização europeia é criação de essas três, e só delas, não sendo as outras mais que distribuidoras dessa civilização fundamental e criadoras de elementos secundários dela. Foi a civilização moderna criada pela concentração e europeização da alma antiga, e isso foi obra da Itália; pela abertura de todas as portas do mundo, e o descobrimento dele, e isso foi obra de Portugal; e pela restituição da ideia de Grande Império, e isso foi obra de Inglaterra. Tudo mais é de segunda ordem.

Notar-se-á que se considera a História de Portugal como fechada nas duas primeiras dinastias, dando-se como não existente a dos Filipes, a dos Braganças e a República. Assim é. Estes três tempos são o nosso sono; não são a nossa história, senão que representam a ausência dela.

 

[69v]

 

 Não são necessárias mais explicações. Quem não compreender qual é a Terceira Ordem que, na sucessão do Templo e da de Cristo, sucedeu a esta última, como ela sucedera à do Templo, não pode compreender ainda que se lhe explique. E quem não compreender porque razão entra o alienado António Conselheiro, que ergueu o estandarte do Império contra a República Brasileira, no decurso de uma obra, a que faltam tantos vultos aparentemente, e na ordem humana, tão superiores a ele, também não compreenderá melhor quando se lhe explicasse.

Quanto está, tanto basta. Do resto, se dirá como no Evangelho, “Os mortos que enterrem os seus mortos”.

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4312
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Documentação Associada
Luísa Medeiros, “Pessoa, o poeta comprometido com o seu tempo”, in AAVV., Memórias, Gestos, Palavras: Textos oferecidos a Teresa Rita Lopes, Lisboa, Assírio & Alvim, 2010, pp. 325-349.