Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14E – 37
BNP/E3, 14E – 37
Fernando Pessoa
Identificação
[Sobre Cesário Verde]

[BNP/E3, 14E – 37]

 

Cesário independente

(1) Da psicologia poética portuguesa

(2) Da psicologia poética romântica.

(3) Da psicologia poética descritiva.

(4) Da psicologia poética geral.

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He is one and the only one in his kind. Naturalist poetry – to be poetry and to be naturalist – can be but one kind – that is Cesário’s. There is no room in that species for any variations.

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In any literary work the last engaging or arresting part is generally the descriptive. When description becomes engaging it must be indeed masterly.

A. R. says so

This Cesário does.

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Cesário describes without any subjectiveness in the description. Sometimes the object described is entirely objective; at others

 

[37v]

 

he joins a souvenir to it. But this sentiment does not alter the objective character of the description; it is not mixed with it, it is added.

|It is on this that one of his peculiarities is based – that abrupt passing from a description to a sentiment. He does not link them – so he puts them one after the other.|[1]

 

 

 

[1] [BNP/E3, 14E – 37]

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Ele é o único na sua espécie. A poesia naturalista - para ser poesia e para ser naturalista - só pode ser de uma espécie - isto é, a de Cesário. Não há espaço nessa espécie para quaisquer variações.

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Em qualquer obra literária, a última parte envolvente ou cativante é geralmente a descritiva. Quando a descrição se torna envolvente, ela deve ser de facto magistral.

A. R. diz isso

É isto que Cesário faz.

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Cesário descreve sem nenhuma subjectividade na descrição. Às vezes, o objecto descrito é inteiramente objectivo; noutras 

 

[37v]

 

ele junta-lhe uma lembrança. Mas esse sentimento não altera o carácter objectivo da descrição; não é misturado com ele, é-lhe adicionado.

|É nisso que se baseia uma das suas peculiaridades - aquela passagem abrupta de uma descrição para um sentimento. Ele não os liga - então coloca-os um após o outro.|

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Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Cesário Verde, Cânticos do Realismo e Outros Poemas. 32 Cartas, Prefácio de Fialho de Almeida, Estudo crítico de Fernando Pessoa, Edição de Teresa Sobral Cunha, Lisboa, Relógio D’Água, 2006, p. 240.