Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14C – 54
BNP/E3, 14C – 54
Fernando Pessoa
Identificação
Alceste.

[BNP/E3, 14C – 54]

 

Alceste.

 

Passemos agora a examinar o carácter de Alceste, que é o mais original e o mais complexo. Nota-se que para este carácter parece ser precisa a etologia mórbida, pois há nele o que quer que seja de anormal – e o anormal é o mórbido. O que há de anormal no caracter de Alceste é o desenvolvimento dos sentimentos morais, e o espírito perverso no correlato das convenções. Alceste é um hipocondríaco; é portanto, impossível fazer entrar o seu carácter em alguma das classes dos caracteres normais.

_______

Ao examinarmos o carácter de Alceste, a primeira coisa a notar é que ele é, por assim dizer, original e {…} em quanto aos caracteres que conhecemos; é lógico, portanto, procurar a sua explicação ou entre o intelectuais, que são o imorais mais raros, ou entre os caracteres mórbidos. Entre os intelectuais não podemos {…} Alceste, pois o seu carácter nada tem, ou pouco, de comum com o daqueles. Temos portanto que procurar a {…} do carácter na etologia {…} e logo encontramos a classe a que pertence o protagonista do “Misanthrope”. Alceste é um hipocondríaco. Vejamos qual o carácter dos hipocondríacos; descreve-o M. Malapert no seu livro sobre o carácter: “{…}” E mais adiante, citando o Dr. Bourdet “{…}”

 

[54v]

 

A “sensibilidade timide” de M. Malapert parece não pertencer a Alceste.[1]

 

______________________________________________________________

Em Alceste, por exemplo, o primeiro motivo {…} é a probabilidade que tem de perder o seu processo, isto {…}

 

O hipocondríaco ostenta enorme coragem moral {…}

 

 

 

[1] Nº 4 – Ordem para comprar ao preço do mercado

 

Paris, 24 de Janeiro de 1905

Ill.mo Sr. L. Martinet

Bordéus

À recepção desta, queira comprar por minha conta 18 cascos de aguardente de 20 graus, se o preço estiver o mesmo que indicou no seu preço corrente de 20 do mês passado.

Depois de ter executado esta encomenda sirva-se mandar buscar os cascos e enviá-los pelo carreteiro ao Sr. Charleston de Nevers, a quem dirijo as minhas instruções.

Para as suas despesas e desembolsos pode V. S.ª sacar sobre o Sr. João Masset, banqueiro em Lyon, a 3 m/d.

Aguardando a sua factura com o aviso da expedição, tenho a honra de ser

De V. S.ª

Att.º e ven.or

E. Beanclerc

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3212
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, pp. 190-191.