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Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14C – 19-21
BNP/E3, 14C – 19-21
Fernando Pessoa
Identificação
[Sobre Gomes Leal]

[BNP/E3, 14C – 19-21]

 

Na sua carta à Renascença Portuguesa, que o Diário de Notícias publicou, queixa-se Gomes Leal de não terem as suas obras mais do que o êxito de montra e estante herdada, de existirem apenas como lombadas na atenção dos leitores contemporâneos.

Sem prejuízo do respeito devido e tido ao Poeta, permita-se-nos que apontemos não navegar com lógica pela popa a queixa conforme se formulou.

Gomes Leal não se adaptou ao nosso meio actual; não tem por isso cor de justiça e dor da sua referência a haverem esquecido as suas obras. A outros, mais novos do que ele, e de outra loja de poemas, o mesmo, pela mesma justificada razão, encontra-se acontecendo.

Já Gomes Leal não era novo quando o movimento literário contemporâneo se deu a si próprio à luz, e a sua primeira obra marcante e ante-simbólica foi, como se sabe, o Nada do sr. Júlio Dantas. Esta grande corrente literária e artística, desenvolvendo-se, veio a produzir, entre outras coisas de igual valor, no campo poético a obra recente e tão pedagógica do sr. Lopes-Vieira,

 

[20r]

 

e no campo dramático peças como O Reposteiro Verde, não omitindo que no campo musical nela se acaba de integrar, com o merecido êxito, o sr. Luís de Freitas Branco. O sucesso que têm tido as obras destes autores, o facto de eles ocuparem hoje o primeiro plano da atenção pública, provam bem que (a não ser que o nosso público seja parvo) a época neles encontra os seus representantes naturais.

Gomes Leal será o primeiro a confessar que, nem em género nem em qualidade, se assemelha a sua obra à obra desses.

Depois, a arte moderna vai buscar à ciência e à vida de sociedade processos e ingressos; e a esses não se dedicou o Poeta. Procurou Gomes Leal empenhos para a glória? Que salões recitatórios frequentou, em que cafés acampou azedume e blague? Curou de elogiar para ser elogiado?

Nem esboçou coterie, e queixa-se!

Foi de viagem ao Brasil ser poeta lá? Ele até caiu em aderir sinceramente ao catolicismo de hoje!

E não é só isso, não é só isso… Os artistas modernos compreen-

 

[21r][1]

 

dem que a arte abrange toda a vida e fazem por isso o alfaiate, o chapeleiro e o camiseiro colaborar na sua ascensão para o que ficam sendo. Há grandes poetas modernos cujo corte de verso não é, em análise última, senão um corte de fato; músicas que são uma cabeleira; prosadores que devem ao monóculo o perfume exterior da sua prosa.

Hesitará Gomes Leal em se confessar estrangeiro neste novo modo de ser artista?

E quando a isto se acrescenta que o Poeta de quem falamos tem descurado inteiramente aquele acompanhamento de engenharia social que permite, por exemplo, fazer ponte de Gil Vicente e da pedagogia, e estrada da degenerescência da Casa de Braga, e que é hoje tão importante, entre mais, para pedestal a glória poética, ele próprio ansiará, cremos, por ser qualquer impossível coisa antes de o primeiro em confessar injusta, efectivamente, a sua queixa quanto ao esquecimento da sua obra.

_______[2]

 

 

[1] foram só do artista

________________

[2] [14C – 21v]

 

Ó naus antigas como num sonho morto / Íbis do

Além-além, / Qual de chegando lá ao

Porto / Que nenhuma nau tem?

Manhã |clara| ou crepúsculo medonho /

Da tempestade a vir / Pelo mar íntimo

que tenho em sonho / |Verso| † é sorrir/

É sorrir com lábios quando não

Sem sorrir perdendo / Surgias pela

minha alma da ilusão, / Ó nau,

 

E ó natureza cujo vulto na manhã me espera

Não que não colha mais / E lutareis

{…} † / Como caminhareis

Que falareis de gentes e países

Que são um sonho real / Ide através de naus

De haver felizes / {…}  

 

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3184
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Publicação parcial: Rita Patrício, Episódios - Da Teorização Estética em Fernando Pessoa, Braga, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, 2008, pp. 400-401 [cf. Rita Patrício, Episódios - Da Teorização Estética em Fernando Pessoa, Vila Nova de Famalicão, Húmus, 2012, pp. 435-436].
Publicação integral: Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, pp. 164-165; 444-445.