Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14B – 41
BNP/E3, 14B – 41
Fernando Pessoa
Identificação
Alberto Caeiro - Águia

[BNP/E3, 14B – 41]

 

Alberto Caeiro - Águia

 

Da certeza e {…} com que os seus sentidos apreendem a realidade não pode haver dúvida. Vejam-se |estes passos|:

 

e corre um silêncio…

um vago ouro lustroso…

 

A sua imaginação é curiosamente infantil e límpida. As imagens são por vezes de uma frescura que nos arranca a tudo quanto em nós se acumula de civilizado e nos torna a qualquer coisa que, não sabemos onde nem como, perdemos:

 

{…} como o levantar-se vento…

{…} como um girassol.

 

Isto, que parece tão simples e espontâneo, precisa de uma enorme cultura de visão e audição, de atenção aos fenómenos naturais. Ser-nos-á permitido perguntar (o meu desconhecimento total da poesia do sr. Alberto Caeiro permite-me isso) se não exige também, e antes disso, uma preliminar cultura literária verdadeira? Se fôssemos sentenciados a imaginar por força que espécie de homem o sr. Caeiro é, diríamos que nos parece ser autor já não novo

 

[41V]

 

– não muito novo, pelo menos – que, tendo atravessado um período de juventude de vasta cultura literária, por qualquer razão se retira para o campo e aí, abandonando de todo a literatura e a cultura pelo livro, se entrega à natureza com o cérebro assim preparado, e, é claro, |mais do que apto a sentir pelo génio que Deus lhe dera.|

No meio da sua aparente espontaneidade, a poesia do sr. Alberto Caeiro sabe-nos curiosamente a culta; e, conquanto pareça, e conquanto soe ingénua e {…}, não conseguimos tirar de nós a impressão de que ela é de um homem culto e lido.

Não queremos com isto dizer que se trata de uma mistificação. (Que génio desses era preciso terem os muitos que fizessem as mistificações destas!) 

 

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3146
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Teresa Rita Lopes, Pessoa por Conhecer, Tomo II, Editorial Estampa, Lisboa, 1990, p. 394.