Virtual Archive of the Orpheu Generation

Sarah Affonso

Sarah Affonso is a painter. She studied with Columbano Bordalo Pinheiro but soon developed her own personal visual language. She is often associated with the second generation of Portuguese modernist artists and is also responsible for illustrating several children's books. Here you can find documents she authored, deposited at the Almada Negreiros Sarah Affonso Study and Documentation Center (CEDANSA - NOVA FCSH). For the complete archive of Almada and Sarah click here.

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-314
ANSA-L-314
Affonso, Sarah
Identificação
Rehaver a ingenuidade

Transcrição de caderno de Almada Negreiros (item relacionado ANSA-L-307, não inteiramente sendo claro o número de caderno a que associa esta transcrição - ver notas), por Sarah Affonso, para a publicação de Ver (por Lima de Freitas, em 1982, p. 49-64). É um de oito conjuntos de manuscritos de Sarah com estas características. Os conteúdos estão dentro de uma pasta sob o título Ver (como mostra a imagem), mas são especificamente as transcrições do capítulo "Rehaver a ingenuidade", daí o titulo desta entrada de catálogo.

 

Inclui duas folhas com notas para Luís F. Rebelo (Ed. Estampa) e agradecimentos a Natália Correia, Aliete Galhoz, Jorge Listopad e Ernesto de Sousa (bem como arq. Augusto Sobral, embora depois riscado). Nelas, descreve a intenção de ver publicados os textos inéditos para Ver, com algumas indicações e fazendo a referência: “A publicação consta de 7 cadernos de inéditos cuja ordem vai indicada pela numeração.” Aqui, indica também que “Neste volume só devem ser incluídos os textos Mito-Alegoria-Simbolo e os cadernos.” o que efectivamente acontece na edição de Lima de Freitas.

O texto que Sarah aqui transcreve não esgota os conteúdos do caderno original de Almada ANSA-L-307.

Inclui dois arranjos gráficos de capa (com o título Ver e com o título Ver / A personalidade de Homero) , o que não é o caso no manuscrito de Almada. Inclui ainda uma folha onde se transcreve somente uma nota de rodapé, sobre o conceito de antegrafia, que também parece pertencer a outro conjunto.

Na folha de rosto de ANSA-L-307 Sarah terá inscrito 2 (indicando tratar-se do segundo caderno na sua organização para a edição de Ver), mas nas primeiras páginas terá inscrito “1º caderno”. No seu próprio manuscrito Sarah inscreve “3º”.

A própria Sarah escreve o título “Rehaver a ingenuidade” nas várias páginas do manuscrito.

Inclui uma folha pautada com conteúdos diferentes, sob o título “Livro II dos Elementos de Euclides” e ainda outra folha quadriculada com duas páginas inscritas que são parte de um outro texto, começando sem início de frase e ficando inacabado nesta transcrição.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/7040
Classificação
Arte, Literatura, Geometria
Arte
Dados Físicos
22 folhas quadriculadas (na maioria dobradas ao meio) inscritas a esferográfica azul. Contém 18 páginas numeradas no canto superior direito a esferográfica vermelha e várias outras não numeradas
32 x 22 cm
Dados de produção
Sem data
Posterior a 1943 (data inscrita nos textos originais de Almada Negreiros aqui transcritos) e anterior a 1982 (data da publicação de "Ver" por Lima de Freitas, que usa as transcrições de Sarah como referência).
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável, com manchas de acidez e sujidade
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
Freitas, Lima de: Ver, Arcádia, 1982, p. 49-64
ANSA-L-313
ANSA-L-315
ANSA-L-316
ANSA-L-317
ANSA-L-318
ANSA-L-319
ANSA-L-320
ANSA-L-321
ANSA-L-307